SET e Trinta: O governo aposta na cooperação intersectorial e no diálogo sobre o futuro do setor

Titular do GIRED esteve no SET e Trinta afirmando que o processo de desligamento analógico só será possível com o trabalho conjunto do governo e os radiodifusores

Rodrigo Zerbone, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), da Anatel

Rodrigo Zerbone, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), da Anatel

O ponto alto da manhã desta segunda-feira (13/04) no SET e Trinta foi a participação de Rodrigo Zerbone, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), da Anatel.

O responsável do GIRED afirmou aos mais de 300 broadcasters presentes no Las Vegas Convention Center que “o governo aposta na Cooperação intersectorial” e que o desligamento só será possível se os setores “trabalham juntos”.

Ante um público atento, Zerbone afirmou que “começamos com decisões importantes, estamos no meio do processo, entre elas, qual será a especificação do set-top box que será destinado ao programa bolsa família”, e outros temas importantes, “porque já estamos na conta regressiva para desligar Rio Verde (GO) em novembro”.

Roberto Franco (SET-SBT), Rodrigo Zerbone (GIRED)  e Fernando Ferreira (SET-TV Bandeirantes)

Roberto Franco (SET-SBT), Rodrigo Zerbone (GIRED) e Fernando Ferreira (SET-TV Bandeirantes)

Outro dos temas que o responsável do GIRED destacou foi que para que ocorra o fim das transmissões analógicas é preciso atingir o 93% dos domicílios da região estejam aptos à recepção em formato digital, o que será aferido por meio de pesquisa. “Temos que decidir como será medido o atengimento do percentual de 93% porque nossa ideia é que as pessoas continuem  usufruindo do sinal de TV aberta” e para isso, entre muitas coisas, “estamos num processo com foco em persuadir a população brasileira a fazer a transição para equipamentos para que possam ter o sinal digital em casa”.

GIRED

O GIRED é formado por representantes do governo federal, das teles e dos radiodifusores é o responsável pela criação da Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para cuidar da parte operacional da digitalização.

Assim, desde abril de 2015, o telespectador vai passar a contar com um site específico com informações sobre o processo de desligamento da TV analógica. Além disso, será criado um call center para tirar dúvidas da população gratuitamente

EAD deverá fazer uma ampla campanha de conscientização da população para estar apta a receber o sinal digital. Os aparelhos de TV mais recentes já conseguem transmitir o sinal digital. Os demais vão precisar utilizar um conversor. O governo vai distribuir conversores para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A previsão é de que sejam repassados entre 13 e 14 milhões de conversores digitais.

Acompanhe a cobertura completa do SET e Trinta, o seminário exclusivo da SET que reúne opinião de leaders, profissionais e empresas para discutir as principais novidades em tecnologia de broadcasting e novas mídias durante o NABShow, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

Este ano, o evento acontece entre os dias 13, 14 e 15 de abril, nas salas N116, N117 e N118 do pavilhão de exposições. As atividades começam sempre às 7 da manhã e terminam por volta das 9 horas, quando a feira americana começa.

Confira a todas as palestras do SET e Trinta em:

http://www.set.org.br/eventos/nab/palestras_nab_na.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Las Vegas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s