Congresso NAB 2015: A tecnologia está mudando o modelo de negócios

Intenso debate movimentou sessão que discutiu o impacto das tecnologias e plataformas de distribuição no mercado broadcast

francisco_n

Em um evento paralelo ao Congresso NAB 2015, executivos de importantes players da distribuição de conteúdo discutiram quais os impactos que a tecnologia está provocando ou ira provocar em um futuro próximo. Este painel debateu o Over-the-Top (OTT) e as iniciativas dos organismos de radiodifusão, redes e para entrega programação alternativa e como isso pode alterar o modelo de negócio de televisão broadcast.

O debate foi intenso entre os participantes da mesa. Michael Atkin, presidente da Broadview Software, Chris Pizzurro, diretor de produtos, vendas e marketing da Canoe Ventures (VOD), Tom Rosenstein, Business Development da TiVo e os demais defenderam cada um seu modelo de distribuição, mas convergiram em um ponto: até o momento não se pode dizer o que será o futuro da televisão broadcast, nem nos Estados Unidos, muito menos no mundo.

As conclusões possíveis foram de que o VOD está mesmo integrado a vida das pessoas. Elas querem conteúdo onde quiserem e quando quiserem. Não e possível defender um modelo de negócios especifico, mas sim vários modelos integrados, inclusive dentro de uma mesma companhia. A personalização tanto na programação, quanto na publicidade será buscada cada vez mais.

Fernando Bittencourt (SET)

Fernando Bittencourt (SET)

Discussões que estão sendo feitas também no Brasil, mas que de acordo com Fernando Bittencourt, presente a sessão, ainda estão em um futuro mais distante do que no contexto americano. “O que ficou claro nesta sessão, é que nenhuma plataforma vai morrer. Cada uma irá atuar dentro do seu nicho de mercado. Um mercado menor e sem a predominância de um meio sobre ou outros. Esta pode ser a realidade no Brasil no futuro, mas ainda vai demorar, porque a TV aberta e muito forte no Brasil. Mas o que estamos vendo aqui hoje na América, pode servir de exemplo para nos brasileiros”, afirmou Bittencourt.

A NAB 2015 acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil participantes chegados de mais de 100 países. A Revista da SET está em Las Vegas e apresentará algumas das principais novidades apresentadas durante a exposição, e os seus principais detalhes.

Por Francisco Filho, em Las Vegas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s