Congresso NAB 2015: Impactos do MER debatidos por brasileiros em Las Vegas

O objetivo do trabalho apresentado por José Frederico Rehme (diretor de Ensino da SET/RPC TV) na tarde de terça-feira (14/04) foi observar o impacto do TX MER na capacidade de recepção de TV Digital. Para isso Leme realizou uma investigação na qual tentou estabelecer o error do vector que provoca a degradação do sinal de TV Digital.

rehme1A palestra de Rehme no marco do Broadcast Engineering Conference organizada pela National Broadcasting Association (NAB) trabalhou o conceito do MER e discutiu que tipo de MER precisa ser recebida pelo telespectador para ter uma boa sinal de TV Digital.

Para ele é preciso reduzir os parâmetros do MER para, entre outras coisas, evitar a distorção, e isso se realiza mediante MER (Tx), MER (Rx), e no canal o que pode reduzir o MER e aumentar a eficiência energética dos equipamentos gerando um aumento do espaço e o tamanho do sinal e reduzindo os custos.

Ele disse aos engenheiros presentes que as emissoras precisam avaliar as condições de emissão e recepção e a partir disso tomar decisões sobre que tipo de MER deve ser transmitido. Para isso realizou estudos em laboratório e em terreno em Curitiba, Paraná onde é Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações na RPC (Rede Paranaense de Comunicação), Curitiba, Paraná.

rehme2Rehme disse em Las Vegas que o mais “importante é ter uma meta numérica para os parâmetros técnicos, especialmente MER, e o conhecimento da influência deste número no desempenho global de TV Digital”, porque com isso podemos ter melhores resultados.

A NAB 2015 acontece de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que serão visitados por mais de 90 mil participantes chegados de mais de 100 países. A Revista da SET está em Las Vegas e apresentará algumas das principais novidades apresentadas durante a exposição, os seus principais detalhes.

Por Fernando Moura em Las Vegas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s