Compartilhamento de sites para atingir o interior do Brasil

sites

Umas das palestras que fechou o primeiro dia do Congresso SET 2015, abordou como tema o Compartilhamento de Sites. A banca foi composta por Fernando Matos Silva, como moderador, Sérgio Luiz Martines (SM Facilities), Francisco Peres (TV Globo/SET), Emerson Weirich (EBC/SET), Yuri Durco (Spinner), e Renato França (RFS).

sites2Destaques para as apresentações de Sérgio Luiz Martines, diretor executivo da “SM Facilities” e Francisco Peres, gerente de departamento de projetos da TV Globo. O primeiro abriu as apresentações falando das vantagens e desvantagens sobre compartilhamento de sites. Martines destacou que o principal desafio é conciliar os interesses das empresas envolvidas no processo de compartilhamento.

Peres destacou a instalação da Torre de TV Digital de Brasília, iniciada em 2006 o desenvolvimento dos projetos de compartilhamento das emissoras que compunham a AVEC. Em 2014 aconteceu a compra do sistema irradiante para a implementação do projeto do sistema compartilhado. Depois houve a aceitação em fábricas das antenas e dos combyners, que permitem combinar inúmeros canais e permitiu que a mudança desses canais não necessite de troca de componentes. Na sequencia houve a instalação. Maior risco na instalação foi o içamento das antenas.

O moderador, Fernando Matos, gerente técnico e operacional do SBT, comentou o que considera mais importante a respeito do compartilhamento dos sites. “A otimização para operar em uma torre única com a mesma infraestrutura. Minimizamos os riscos de implantação, custos e adotamos uma tecnologia muito melhor, bem mais moderna.”

sites1Matos também acredita que em pouco tempo todo o território brasileiro estará recebendo sinal digital por meio do compartilhamento. “Em menos de 20 anos, porque, surgem novas oportunidades e os custos são reduzidos em quase 40 %.”

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo, Gabriel Cortez, e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s