Problemas e possíveis soluções para sistemas virtualizados

Em palestras bem detalhadas sobre sistemas baseados em Claud e Playout representantes de empresas nacionais e estrangeiras apresentaram seus produtos tendências para entrega de conteúdo broadcast

sala17

Neste domingo (23) iniciou-se o Congresso SET 2015, que tem como tema “Broadcast and New Media Technology Trade Show & Conference”. O evento que terá duração de cinco dias reuniu empresas e interessados na sala 17, em conhecer as soluções para exibição sobre servidores de virtualizados (Cloud-based Playout).

O moderador Emerson Weirich abriu a palestra saudando os presentes e apresentando o primeiro palestrante, Roberto Silva (Imagine), que iniciou sua fala apresentando as vantagens da virtualização e como tirar benefício dessa nova plataforma sem perder a confiança. Mostrou também formas que a sua empresa trabalharia com o playout “in the cloud”. Silva terminou sua fala apresentando a aplicação desenvolvida pela Imagine e as vantagens do produto.

Na segunda palestra, Sidnei Brito (Harmonic) apresentou as novas tendências na distribuição de conteúdo broadcast para múltiplas plataformas. Detalhou como a empresa vem trabalhando e desenvolvendo produtos para esta fase dos sistemas de distribuição. O palestrante lembrou como o playout vinha sendo trabalhado ao longo dos anos e exibiu as soluções oferecidas pela Harmonic, também focando a flexibilidade a confiabilidade do sistema.

Logo em seguida, Hugo Nascimento (AD Digital), ao contrário dos outros palestrantes, que falaram majoritariamente sobre as possíveis soluções para o funcionamento da aplicação em cloud e sobre as partes técnicas, focou na problematização e oportunidades de negócios.  Apresentou as possibilidades de transmissão diferenciadas nas diversas regiões do país e o baixo custo que os sistemas virtualizados permitem. A sugestão da empresa seria toda desenhada e pensada já na aplicação em cloud.

Na ultima fala, Francisco Coronado (Systems Architect Regional Manager LATAM – Quantel/Snell). Abordou a necessidade de se manter o padrão de broadcast tradicional e  levantou a questão de como e o por quê a indústria de broadcast migrará para software-defined vídeo. Destacou ainda que a empresa entende os limites existentes de tecnologia atual, e por esses motivos a Snell deseja ajudar as empresas em uma transição suave, sem problemas e sem custos exorbitantes.

Emerson Weirich ressaltou que as palestras foram bem detalhistas e trouxeram bastantes novidades dessas tecnologias para o futuro. Ele destaca que “apesar de ser um assunto que não possui muitos exemplos na prática, eles (palestrantes) conseguiram passar vários pontos que ainda a gente deve enfrentar no futuro implementando essas tecnologias”.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s