A importância da Cooperação

“Dilema Digital 2” traz as perspectivas de cineastas independentes, doumentaristas e produções audiovisuais sem fins lucrativos.

livro

Aproveitando a participação na palestra sobre Cinema Digital no Congresso da SET, Millard Schisler, Patrícia de Felippi (ambos atuam na área de preservação digital) e Osvaldo Emery (técnico em projetos do Ministério da Cultura) lançaram o livro “O Dilema Digital2”. A publicação aborda a realidade de produtores de conteúdos audiovisuais fora do grande mercado cinematográfico.

Schisler destaca que 81% dos cineastas independentes armazenam seus conteúdos em HD e que somente 8% migram para novas mídias. Como documentaristas tem maior dificuldade para preservar seus trabalhos. Ele sugere que haja cooperação entre as partes, ou seja, grandes e pequenas empresas, públicas e privadas, colaborem entre si para a preservação digital por um longo período. “Compartilhar, pensar juntos e arrumar soluções juntos,” afirma.

Por sua parte, Osvaldo Emery afirma que “as informações digitais não sobrevivem se não existir um stande para manutenção dessas informações,” disse Emery. O executivo espera que, a partir do livro, surjam ideias para uma “solução digital”.

A Science & Technology Council é a editora do livro. “Nos deram permissão para traduzir o livro aqui no Brasil,” comenta Patrícia. Para ela, a grande dificuldade para atingir a preservação digital é o desinteresse das pessoas. “Ninguém quer saber de preservação. As pessoas querem saber de novos produtos que serão lançados, como será a distribuição, chegada ao público e depois jogam em alguma cinemateca,” finalizou.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s