Convergência Digital na Televisão

Projeto Brasil 4D da EBC é analisado em Brasília

Nilson Roberto (EBC)

Nilson Roberto (EBC)

Nilson Roberto (EBC) trouxe ao SET Centro-Oeste uma visão sobre a convergência digital, e como a Televisão pode ser o centro dessa convergência. Para isso analisou o projeto Brasil 4D, desenvolvido pela EBC, e que trabalha meios para avançar com a TV Interativa dentro da TV Digital.

Ele disse que a TV trouxe ao mundo maior conforto e novas oportunidades de trabalho na sua origem. “Hoje, com as mudanças, a TV tem perdido espaço não só pelo seu conteúdo, mas sim pelas mudanças dos serviços prestados pelos concorrentes que ela tem na sociedade atual”.

Roberto trabalhou conceitos sobre a TV interativa. Ele disse que hoje as pessoas assistem TV pelo seu conteúdo, mas o ponto mais importante é como são entregues ao telespectador. Novas tecnologias embarcadas nos receptores oferecem novos serviços aos usuários, opções de horários, acesso de conteúdo pela internet, aplicativos, gadget miraculoso etc.

Para ele, hoje é necessário pensar em infraestrutura da TV e como o radiodifusor faz para entregar conteúdos nacionais a todos os cidadãos brasileiros. Roberto trabalhou o conceito de convergência que está sendo desenvolvido na TV pública brasileira, o qual trabalha na procura de novas ofertas que passam por aplicativos para smartphones ou para o middleware Ginga. No caso da TV Brasil, o projeto avança para a oferta de políticas públicas que pudessem apoiar a população de baixa renda.

Projeto Brasil 4D. Veja as características do projeto da TV pública

“Enxergamos um público e, com ele, uma política de convergência. Ainda pensando nos pressupostos de que a TV analógica deixará de existir, e estes públicos consomem TV aberta, possuem TV de tubo ou flat screen, e deveriam adquirir um set-top box. Pensamos que mediante a TV Digital poderíamos permitir e fomentar que parte da população possa realizar demandas de serviços remotamente usando de forma eficiente e efetivo o espectro radioelétrico que muda a forma de ver TV (…) e com ela permite otimizar o serviço com novas ofertas”, afirmou Roberto referindo-se à utilização da interatividade na TV Digital.

Para o executivo da EBC, o serviço pensado pela TV pública passa por “disponibilizar um banco de dados do qual o cidadão possa usufruir de serviços tendo ou não um canal de retorno.” Assim, segundo ele, a convergência tecnológica envolve a TV (radiodifusão) com a banda larga, a linguagem audiovisual e o Ginga para brindar serviços ao cidadão. Neste caso, o agente público passa a se comunicar com o cidadão, o que dá um retorno e uma nova área de relacionamento.”

Boa presença de público no Centro de Convenções Brasil 2, em Brasília

Boa presença de público no Centro de Convenções Brasil 2, em Brasília

O SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
http://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s